quinta-feira, 26 de setembro de 2013

APBMS também comunicou Ministério Público de Serra Negra do Norte sobre interferência no trabalho da Policia Militar

EXMO(A). SR(A) PROMOTOR(A) DE JUSTiÇA DA CIDADE DE SERRA NEGRA DO NORTElRN.

Bel. DIOGO MAlA CANTíDIO

A Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó do Estado do Rio grande do Norte - APBMS/RN, Vem respeitosamente solicitar providencias no tocante as pressões de possíveis Políticos e pessoas influentes da sociedade caicoense ao 30 Distrito de Polícia Rodoviária Estadual - 3º DPRE CAICÓ/RN, como também aos demais comandos independentes de polícia Militar do interior do Estado, na tentativa de interferir e prejudicar o trabalho fiscalizatório e afins, inclusive o qt1eé comumente requisitado por esta promotoria de justiça. Especialmente no ultimo mês de julho de 2013 durante a festa de Santana de Caicó, foi amplamente divulgados pelas mídias locais que um grupo de pessoas procurou o Ministro da Previdência Garibaldi Alves e o Deputado Estadual Walter Alves a fim de tentar transferir o atual comandante do 30 DPRE, o Major PM Silva Neto. 
 
Percebe-se que com as recentes mudanças na legislação militar estadual, os comandos militares funcionalmente descentralizados tem se tornado cada vez mais independentes, não se subordinando à outros mais regionalizados de finalidades diferentes, inclusive, a grande maioria desses comandos são ocupados por Majores da PMRN, de modo a não haver disputa hierárquica. Essas interferências tentam a todo custo prejudicar essa independência, como também o desenvolvimento de suas atividades, através de mudanças de comandos por comandantes de posição hierárquica menor, como Capitães e Tenentes almejando a centralização do poder. 
 
Outro problema enfrentado é referente à autonomia administrativa e financeira de cada comando, tendo em vista, que o orçamento da PMRN é recebido inicialmente pelo Comando Geral da referida instituição, sendo eventualmente redistribuídos aos demais comandos da capital e do Interior. O 3° DPRE e os demais comandos não recebem nenhuma verba ou receita diretamente oriunda do Comando Geral da PMRN, já que sua parcela está só e tão somente inserida no pouco recurso destinado ao 6° BPM Caicó/RN, acabando por não repassar adequadamente parte desse recurso ao 3° DPRE e demais Comandos, controlando e atingindo dessa forma a autonomia estrutural desse referido comando. Um dos maiores problemas enfrentados pelo 3° DPRE diz respeito à manutenção de viaturas, alimentação, treinamento de pessoal, haja vista que o Comando do 6° BPM prioriza ao que está sob seu Comando, atrasando o conserto das demais como o 3° DPRE, Policiamento Ambiental (CIPAM) e Cavalaria (RPMON).

Ao que pese a criação de diversos Comandos de Polícia com finalidades divergentes, a PMRN possui um único CNPJ ao Comando Geral, tal circunstância acaba por cüficultarvárias atividades a serem realizadas pelos c0!11andosregionais, a exemplo do 3° DPRE, que necessita celebrar convênios com diversos órgãos públicos, como o DETRAN, DER, Prefeituras, Poder Judiciário etc. Diante das dificuldades impostas de não celebrar possíveis acordos, os Comandos ficam esperando engessados ao aval do Comandante-Geral para obtenção desses recursos. Agradecemos pela atenção dispensada ao nosso pleito, renovando votos de estima e apreço.
 
IVANILDO TOSCANO DE MEDEIROS
VICE PRESIDENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário