terça-feira, 23 de outubro de 2012

APBMS denuncia surto de tuberculose no Pereirão e confirma que dois PM's estão com a doença


A Associação dos Praças da Policia e Bombeiros Militares do Seridó em seu trabalho vigilante está denunciando as autoridades competentes de Caicó e do RN um surto de tuberculose que vem colocando em risco a vida de Policiais Militares, Agentes Penitenciários e dos próprios detentos da Penitenciaria Estadual do Seridó o "Pereirão".

De acordo com informações, pelos menos dois PM's que trabalham na penitenciaria foram diagnostificados com a bactéria e um deles, que iremos manter a identidade preservada, precisou ser transferido as pressas para Natal afim de fazer um tratamento mais eficaz devido a gravidade. O caso foi comunicado as autoridades da cidade de Caicó pelo Cabo João Batista, Presidente da APBMS, alem de comunicar o grave caso ao Coronel Araújo, Comandante Geral da PM/RN e a própria direção do "Pereirão" que em momento anterior já realizou exames para detectar a doença no interior do Presídio.

O Comandante Geral da Policiais Militar do Rio Grande do Norte disse que está tomando as providências cabíveis em relação ao caso "Já terminamos que o Coronel Kleber leve sua equipe a Caicó de forma imediata para fazer uma inspeção de saúde em todos os nossos Policiais afim de garantir a integridade e manutenção de saúde dos mesmos". Frisou Araújo.

Em contato com o Cabo João Batista, Presidente da APBMS, ele se mostrou bastante preocupado com a situação e confirmou que comunicou o problema pessoalmente ao Major Walmery Costa, Comandante do 6º Batalhão da Policia Militar de Caicó e este por sua vez determinou que os Policiais Militares em serviço de rua no 6º BPM deixassem de fazer as refeições no Presídio (Almoço e Jantar) e passassem a se alimentar em suas casas até que uma solução seja encontrada.

"O Caso foi comunicado as autoridades Militares de Caicó e do RN alem do Ministério Público e do juiz criminal e corregedor da Penitenciaria Estadual do Seridó, pois entendemos que acima de tudo existem vidas humanas em risco e a APBMS não aceita isso". Disse o Cabo João Batista.

O presidente da APBMS também cobra que o Governo do Estado dê condições para que os Policiais Militares de serviço possam fazer suas refeições na própria sede do 6º Batalhão de Policia Militar da cidade de Caicó.

"Nosso Comandante do 6º BPM tem boa vontade e faz o possível para que o máximo de PM's possam fazer as refeições na sede do Batalhão mais infelizmente os recursos que chegam são insuficientes para que a alimentação seja feita no aqui e por isso temos que comer de favor e contar com a boa vontade da direção do Pereirão em liberar o almoço que é feito pelos próprios presos e servido para os Policiais". Concluiu João Batista.

Tuberculose:
A tuberculose é uma das doenças que mais infectam brasileiros, sendo que a grande preocupação mundial com o vírus começou entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX. O nome do gênio que detectou o bacilo causador da doença é Robert Koch, recebendo o prêmio Nobel em 1905 pela descoberta que mudou o mundo. O combate para evitar mais pobreza e miséria mundial está intimamente ligado com a luta contra a tuberculose.
Transmissão de Tuberculose

A transmissão ocorre tanto pelo ar como pelas salivas dos contaminados. Quanto mais apertado o ambiente, maior a chance de contaminação.

Tomar bebidas geladas ou passar frio, pontos definitivamente não relacionados com a origem da doença. O vírus começa a se desenvolver na forma primária, sendo que algumas pessoas demoram anos para perceberem que estão tuberculosos.
 
Diagnóstico da Tuberculose
 
É realizado pelo médico que deve levar em conta o histórico e exames, sejam eles clínicos ou complementares. Fique atento, pois os sintomas são muito parecidos com o da gripe, por isso sempre consulte um especialista da área médica. A baciloscopia também é utilizada, seu objetivo é procurar bacilos tuberculosos no escarro. Por fim, cientificamente a tuberculose é considerada primária no início da contaminação e pós-primária quando o paciente já está em fase terminal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário