segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

SECRETÁRIO E SEGURANÇA ALDAIR ROCHA CONCEDE ENTREVISTA AO PORTAL NOMINUTO.COM

O secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, foi entrevistado pelo jornalista Diógenes Dantas, tendo como foco principal o resultado da Operação Verão e sobre os investimentos para a Copa 2014.

1 - Nós podemos considerar que a Operação Verão foi um sucesso?

- A Operação Verão está sendo um sucesso. Ela começou no Natal e segue até depois do Carnaval. Pelo nosso acompanhamento, houve uma redução drástica no número de acidentes no trânsito. Estamos poupando vidas. Este é o verdadeiro sucesso de toda a operação.

2 - O senhor já pode falar em números?

- Ainda estamos apurando os dados, mas posso lhe adiantar um número: no último mês de janeiro, o Samu registrou uma queda de 60% nas ocorrências de acidentes de trânsito relacionados ao consumo de bebida alcóolica. Sem dúvida, isto se deve ao trabalho das blitze realizadas. Esse esforço vai continuar por tempo indeterminado.

3 - Muita gente reclamou do rigor nas barreiras policiais.

- Nossa determinação, por ordem da governadora Rosalba Ciarlini, foi no sentido de haver o máximo de rigor na fiscalização. E assim está sendo feito.

4 - Mas teve gente que passou mais de 3 horas nas barreiras, secretário. O rigor não foi excessivo?

- Tenho conversado com os comandantes da Operação Verão para fazermos ajustes. A fiscalização por amostragem é mais recomendada. A intenção é causar menos transtorno aos motoristas em geral. Mas sem abrir mão do rigor.

5 - Quantos testes de bafômetros foram realizados?

- Desde o início da Operação Verão, nós realizamos mais de 1.500 testes nos motoristas.

6 - A fiscalização será mantida após o veraneio?

- Sim, principalmente nos finais de semana onde as estatísticas apontam grande número de acidentes por causa de bebida alcóolica, em particular, envolvendo os jovens. Vamos intensificar barreiras nas sextas-feiras, sábados e domingos.

7 - Janeiro foi marcado pelo aumento no número de roubos a ônibus em Natal. Como está a situação hoje?

- Verdade. Registramos um aumento de roubos a ônibus. Por outro lado, houve queda nos roubos ao comércio, residências e aos transeuntes. Os criminosos têm mudado a rotina. A Polícia Militar está intensificando as barreiras em vários pontos perigosos da capital para inibir e flagrar os bandidos que atuam nos ônibus. E a Polícia Civil tem identificado vários criminosos. Eles serão presos nos próximos dias.

8 - Os ônibus vão circular com alarme antirroubo?

- Desde o ano passado, a secretaria tem conversado com os donos de empresas de ônibus e a ideia é disponibilizar um sistema para monitorar os 800 ônibus da capital. Ele será implantado neste mês de fevereiro. O sistema é muito parecido com o existente em bancos. Um botão estará dentro do ônibus e será acionado pelo motorista ou pelo cobrador em caso de roubo, acionando um mapa digital nos CIOSPs (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e as viaturas próximas serão contatadas para realizarem a abordagem.

9 - Quem vai pagar a conta deste sistema?

- Basicamente, o custo de implantação do sistema será bancado pelas empresas de ônibus. Os táxis deverão adotar o mesmo sistema.

10 - A secretaria já tem ideia dos investimentos para a Copa 2014 em Natal?

- Tenho uma boa notícia. A secretaria nacional que trata deste grande evento já definiu que o Rio Grande do Norte receberá R$ 70 milhões em equipamentos e tecnologia para a segurança da Copa 2014. Não vamos receber um centavo. Não haverá dinheiro. Vamos receber os R$ 70 milhões em equipamentos novos e modernos que serão incorporados ao patrimônio do Estado. Este será nosso legado da Copa na área de segurança pública.

NOMINUTO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário