domingo, 26 de dezembro de 2010

PERSPECTIVA DE CRESCIMENTO NA PMRN


Comentar sobre perspectiva de crescimento na PMRN é demonstrar duas realidades, a dos praças e a dos oficiais.

Para quem não entende a policia é dividida em duas classes, Oficiais e Praças. Quem entra como oficial inicia no posto de 2º tenente e após 20 anos chega ao posto de Tenente Coronel. Já quem dar inicio como praça, começa na graduação de soldado, podendo chegar à graduação de subtenente, ou até mesmo Capitão. Mas a grande maioria vai pra reserva como soldado.

Veja o gráfico que mostra o crescimento destas duas classes de policiais:
Pois é, esta é a dura realidade da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Isso desmotiva e muito o profissional que esta na rua protegendo a sociedade, muitos destes antes de chegar aos 20 anos de serviço abandonam as ruas e procuram um canto para se esconder, se eles tivessem tido uma perspectiva de crescimento iriam está motivados e talvez ainda estivessem nas ruas exercendo o seu trabalho.

De 100% das pessoas que entram como Oficial, 99% chegam ao posto de Tenente Coronel e de Coronel, apenas 1% chegam apenas a Major.

Já quem inicia como Praça, tem mais de 50% de chance de terminar sua carreira policial como Soldado.

Esta realidade é justa? Há um tratamento igual?

O praça para crescer dentro da carreira tem que realizar concurso interno. Já o oficial precisa esperar apenas o interstício.

Precisamos urgentemente corrigir isto, as promoções dos praças deve começar desde do Soldado fazendo-o chegar à graduação de Subtenente sem haver concurso.

Esperamos que com a aprovação do novo Estatuto da PMRN isto venha a ocorrer.

Escrito por Cabo Heronides.

Nenhum comentário:

Postar um comentário