quinta-feira, 30 de março de 2017

Prisão de presidente da ABM repercute nos meios de comunicação e na classe política

A prisão administrativa do presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte (ABM/RN), Dalchem Viana, repercutiu em diversos meios de comunicação do estado, como o G1 RN e o Blog do BG, e também foi tema de protestos na Assembleia Legislativa potiguar. 

No ALRN, o deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade) criticou duramente a detenção. 


“Não vejo nada de bom no atual Governo, mas era só o que estava faltando, mandar prender militar. Quero fazer o meu registro de indignação, da gente ter um membro de segurança preso por três dias, sem poder ver a sua família. Ele é um homem de bem, é inconcebível e questiono se isso está correto”, disse o parlamentar. 

O deputado Fernando Mineiro (PT) também se posicionou contrariamente à medida. Segundo ele, “estamos diante de um fato de extrema gravidade. Aqui ainda se mantém o regulamento disciplinar da época da ditadura e essa é uma demanda que precisa ser resolvida”. 

No G1 RN, destacou-se o posicionamento do Corpo de Bombeiros do RN, por meio de sua assessoria de imprensa oficial. 

“Na verdade, não é porque enviou um áudio apenas. Ele atentou contra a ordem, estimulou a desordem e atentou contra a hierarquia e a disciplina, princípios basilares das instituições militares. Tudo transcorreu dentro dos princípios legais da constituição, com o advogado do soldado acompanhando todo o processo, foi dado o direito à defesa, mas no fim ele foi punido por transgressão disciplinar”, disse a instituição em entrevista ao portal. 

Em setembro de 2016, quando se cogitou a prisão, a Associação Nacional de Praças (ANASPRA) já havia emitido nota de repúdio a respeito do assunto. Para a entidade, a detenção demonstrava a “nítida nuance de perseguição política”.

Na mesma época, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), por intermédio de sua Comissão de Direito Militar, informou ver o caso com cautela. 

O presidente da ABM/RN, Dalchem Viana, foi preso na manhã desta quarta-feira (29).


Nenhum comentário:

Postar um comentário