terça-feira, 24 de novembro de 2015

Entidades reforçam convite para audiência pública na AL/RN sobre a carreira única dos PMs

ASSPMBMRN convida para audiência pública sobre a carreira única dos PMs

Acontece nesta quarta-feira, 25 de novembro, na Assembleia Legislativa a audiência pública sobre a proposta de carreira única para policiais e bombeiros da Polícia Militar. Defendida pela categoria, a carreira única propõe entre outras mudanças, que todo aprovado em concurso policial iniciaria como solado da PM ou bombeiro e teria chance de progressão na carreira.

Para o Sargento Eliabe Marque, presidente da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais Militares e Bombeiros do Rio Grande do Norte (ASSPMBMRN), essa discussão não é apenas corporativa, sendo de muito interesse para sociedade. “Acima de tudo, a carreira única é boa para o estado em economia, ótima para o policial que será valorizado e excelente para população, que terá um efetivo mais motivado trabalhando”, afirma o Sargento.

De acordo com especialistas que discutem a unificação da carreira do militar, a desmotivação dos policiais no atual sistema de segurança é uma das principais justificativas para que ocorra essa mudança. Na proposta, defendida e apoiada pela ASSPMBMRN e demais Associações, é extinta a distinção que há entre praças e oficiais. Ao permitir a progressão na carreira dos militares, todo aprovado em concurso pode chegar ao posto de Coronel. No atual modelo, excessivamente verticalizado, há conflitos que deixarão de existir.

O presidente da Associação Bombeiro Militar, Dalchem Viana, acredita que essa iniciativa de convocar a população para discutir a proposta de carreira única é fundamental, já que todos serão beneficiados com essa mudança. “O objetivo é envolver a sociedade e mostrar que uma vez que os policiais militares tenham possibilidade de ascensão, eles irão trabalhar mais motivado, com mais disciplina”. Ainda segundo o Soldado Dalchem, estudos comprovam que é mais econômico para o governo promover quem já integra o quadro, do que contratar, reduzindo o custo em até 40%.

O soldado Aderlan Medeiros presidente da APBMS estará também participando representando os policiais seridoenses, para ele esse será um passo decisivo para  aprovação do projeto, uma vez que as discussões internas agora ganham corpo com o engajamento da classe politica.

A previsão para aprovação do projeto de carreira única é 2016, quando depois de passar pelo governador, entra em votação na Assembleia Legislativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário