terça-feira, 3 de junho de 2014

Pesquisa aponta que população da Região Seridó aprova trabalho da Polícia Militar


Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, em 23 municípios do antigo Seridó, mostra que a imensa maioria dos seridoenses aprova o trabalho da Polícia Militar nas cidades da região. Numa questão estimulada, 72.7% dos entrevistados dizem que aprovam, enquanto 22.1% reprovam. As pessoas que não sabem responder somam 5.2%.

Das 23 cidades pesquisadas, Santana do Seridó obteve a melhor aprovação por parte da população pesquisada: 90.9% dos entrevistados aprovam e 9.1% reprovam. Do outro lado, São José do Seridó e Timbaúba dos Batistas são as cidades com a menor aprovação de 50% do total de entrevistados.

O Painel Seridó 2014 é uma ampla pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei em 23 municípios do Seridó Antigo. Além das cidades das microrregiões Seridó Ocidental e Oriental, também abrange Jucurutu (que atualmente faz parte do Vale do Açu), Florânia, São Vicente, Tenente Laurentino, Cerro-Corá e Lagoa Nova (da microrregião Serra de Santana).

Segundo o jornalista Josenildo Carlos, que coordenou o trabalho, a explicação para a boa aprovação do trabalho da Polícia Militar pode parecer uma contradição com o atual momento de insegurança que ora vive a região, o Estado e o País. “As pessoas se sentem inseguras, mas são conscientes de que a Polícia Militar não é responsável pela explosão da criminalidade e seus homens estão trabalhando sem a estrutura ideal”, comentou. Ele também aponta o tamanho das cidades como um fator positivo de aproximação entre Polícia e cidadão. “O fato de as cidades serem pequenas, quando todos se conhecem e as relações se estendem aos policiais, acaba provocando uma simpatia e respeito à instituição, ao contrário do distanciamento que ocorre em grandes cidades”.

Sobre a pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 26 de maio e ouviu 1.200 pessoas de 16 anos ou mais, nas zonas urbana e rural de 23 municípios do antigo Seridó. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário