quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Heróis esquecidos: Soldado do 9º BPM lamenta não ter salvo vida de jovem vítima de latrocínio

Soldado da PM tenta salvar vida de vítima de latrocínio no 1º dia do ano

O ano de 2014 se inicia e o primeiro vídeo que assisti foi a de um Soldado do 9º Batalhão da PM tentar reanimar um cidadão após ter sido esfaqueado ao tentar reagir a um assalto no bairro de Jardim América, Zona Oeste de Natal. O vídeo é chocante para quem o assiste, mas uma triste realidade na vida dos policiais militares. Um jovem de aproximadamente 25 anos de idade teve sua vida ceifada por talvez pouco mais de R$ 500, valor dos bens que podem ter levado durante o assalto.

Em seu facebook, o PM que tentou a reanimação fez um desabafo sobre o atendimento dado ao jovem cidadão: "Agradeço por ter confiado em nós, após teres sido ferido, correstes o mais rápido que pôde. Era a corrida pela vida, seu destino era a nossa base comunitária pois confiavas em nosso trabalho e teve a certeza de que lá estaria a salvo", relata o Soldado Paulo. O fato demonstrou a persistência de salvar uma vida, contudo toda a dedicação dos PM's se esbarrou na falta de condições enfrentada todos os dias pelos policiais - outra triste realidade na vida dos militares estaduais.

Ainda em seu facebook, o Soldado Paulo relatou que a falta de rádio comunicador na Base Comunitária dificultou o contato imediato com o CIOSP (Centro Integrado de Operações da Segurança Pública), retardando o socorro especializado do SAMU. “A base não tem um rádio de comunicação, o que retardou o atendimento”, declarou o Soldado e completou: “Aliás, no 9º BPM não temos um HT, apenas os rádios das viaturas. Os policiais das bases ficam desguarnecidos de comunicação”.

O jovem, apesar de contar com a prestação de socorro dos policiais militares, não resistiu aos ferimentos e morreu em frente aos PM's. “Tentamos te fazer voltar a vida. Lutamos incessantemente, eu, você e todos os policiais presentes, mas ao final não conseguimos te fazer voltar a vida. Acredite: demos o nosso melhor em te servir e proteger. Adeus”, conclui em seu desabafo o Soldado Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário