sábado, 3 de agosto de 2013

Deputada lamenta caos na segurança do RN e pede convocação de concursados a Secretário

A primeira sessão ordinária na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte após o fim do recesso Legislativo foi bastante movimentada, em especial, pelo pronunciamento sobre segurança, tema abordado pela deputada estadual Márcia Maia (PSB), primeira oradora do dia em plenário. Márcia anunciou, inclusive, que pretende convocar o secretário de Segurança Pública para dar explicações sobre a situação de caos no setor e apresentou requerimento para realização de uma audiência pública para debater o tema.

Em seu pronunciamento, a parlamentar lamentou a situação e o aumento no número de homicídios, entre 2012 e 2013, que foi de 45%. “Entramos no oitavo mês do ano e a expectativa é aterradora, visto a possibilidade de o número de mortos chegar a 1,7 mil. Uma pesquisa do Mapa da Violência 2013 aponta Natal com o maior crescimento de homicídios de pessoas entre 15 e 24 anos. O aumento foi de 267,3%. No RN, mais da metade das mortes de jovens foram provocadas por homicídio. Precisamos da um basta nessa situação”, afirmou Márcia.

Na ocasião do debate em plenário com os demais colegas da Casa Legislativa, a deputada destacou ainda falta de prioridade do Governo do Estado para o setor, cobrou a convocação dos aprovados no concurso da Polícia Militar e lembrou ainda a intervenção judicial que vetou o uso de recursos público para promoção de propaganda institucional.

“Não dá para entender, governadora Rosalba, o motivo das propagandas sabendo que a Saúde, Educação e Segurança não funcionam. O RN era visto como um lugar calmo e muitos turistas se tornaram potiguares por adoção. Hoje essas pessoas querem deixar o Estado porque estão assustados. Num fim de semana foram registrados 15 homicídios, os assaltos só têm aumentado. Não tem como fazer publicidade nessa situação. As pessoas estão morrendo”, afirmou.

Márcia lembrou ainda a devolução ao Ministério da Justiça de valores próximos de R$ 2 milhões, verba que havia sido liberado por convênios com o Governo Federal para ações voltadas à polícia de bairro, reaparelhamento das PM e Civil e modernização dos processos de investigação. O dinheiro voltou para os cofres da União por falta de uso pelo governo estadual. “Cerca de R$ 900 mil desse valor poderia ter sido utilizado para construção de duas delegacias, além de reforma e ampliação de outras 24”, apontou. Além disso, a deputada questionou o corte no orçamento para o setor para uso da verba para o pagamento da folha de pessoal.

Em apoio à preocupação levantada pela deputada pessebista, outros sete parlamentares destacaram a importância do pronunciamento de Márcia, criticaram a inércia do Governo do Estado e saíram em defesa da retomada das políticas públicas em favor da segurança do Rio Grande do Norte .

Nenhum comentário:

Postar um comentário