segunda-feira, 16 de julho de 2012

Porque a falta de policia nas periferias de Caicó ?

Um leitor de nosso blog mandou um comentário falando da falta de policiais nos bairros periféricos de nossa cidade e ele pergunta o que esta acontecendo... Veja o comentário do mesmo!!!

Amigo Gostaria que você publicasse este comentário nas noticias do seu Blog: Sou Morador aqui do Bairro Boa Passagem e aqui a droga está tomando de conta amigo. Faz umas duas semanas que a Policia Militar não faz mais rondas aqui no bairro. Gostaria de saber o que está acontecendo ? Porque acabaram as rondas da PM aqui na Boa Passagem ? . Já fazem 15 Dias que não temos noticias de apreensão de nem uma droga em Caicó, será que a falta de rondas não é o causador disso ? Com a Resposta o Comando do 6º BPM. Grato Pela atenção Sidney

Agora posso te explicar o que esta acontecendo:
Foi criado pelo comandante do 6º BPM em Caicó um Cartão programa onde todas as viaturas da cidade estão programadas a estarem em determinados pontos em determinados horários, com isso as guarnições perdem a oportunidade de estarem rondando os bairros, as ruas e aqueles locais onde somente o policial que esta nas ruas sabem onde transitam os elementos que praticam delitos pois o policial que esta na rua , na pedra quente, tem o poder de estar no meio do povo onde ali colher informações, observa elementos suspeitos, etc.

Com a criação do cartão programa o criminoso passa a observar onde e em que horas vai estar cada viatura pois todos os dias as viaturas estarão no mesmo local e horários estabelecido no cartão, facilitando assim a circulação dos maus elementos sem o risco de uma abordagem ou até mesmo uma prisão dos mesmo em um ato ilegal.

Esse cartão programa foi um tipo de policiamento criado nos anos 80 onde quase não existia veículos nas cidades e o comercio era todos concentrados nos cetros de cada cidade com isso não tinha tanta movimentação de pessoas pelas cidades dificultando assim o movimento da criminalidade, mas hoje todos tem carros, motos e os comercio estão espalhados por toda cidade sem contar que o trafico de drogas não esta concentrado nos centros da cidade e sim nas periferias.

O consultor em segurança pública José Vicente da Silva Filho diz que o cartão programa é um método arcaico, ultrapassado, e que beneficia apenas os grandes comerciantes pois tem segurança em frente aos seus estabelecimentos todo momento e deixando a população desprotegida sem contar que os criminosos podem até planejar a hora de agir, pois iram saber a hora e local onde cada guarnição estará todos os dias.

Assim como a policia tem seus planejamentos e seus observadores os criminosos também tem e com esse método do crtão programa fica muito fácil de observar e planejar. 
 
Fonte: CB M Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário