sexta-feira, 9 de março de 2012

Dia Internacional da Mulher

No Dia 8 de março de 1857 as operárias de uma fábrica em Nova Iorque fizeram uma greve reivindicando melhores condições de trabalho e a equiparação dos seus salários com os recebidos pelos homens. O manifesto foi reprimido com violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Morreram queimadas cerca de 130 tecelãs.
Somente em 1910 ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem aquelas que morreram na fábrica em 1857, porém apenas em 1975 a data foi oficializada pela ONU.
A história demonstra o quanto a mulher vem buscando ocupar seu espaço (merecido), em uma sociedade patriarcal, e os avanços alcançados ao longo de décadas de muita luta no campo político, econômico e social.
A cada dia a distância entre os sexos, masculino e feminino, vem sendo minimizada. Esta afirmação pode ser facilmente confirmada quando observamos as estatísticas: aumentou o número das chefes de família, o nível de escolaridade e a ocupação no mercado de trabalho, diminuindo também a diferença salarial entre os gêneros.
A Polícia Militar, como não poderia deixar de ser, está inserida nesse processo. A Companhia de Polícia Feminina foi criada através da Lei nº 5.501, de 05 de agosto de 1986. Em 28 de fevereiro de 1987, foram incluídas as primeiras policiais na Corporação – Ten Cel PM Angélica e Maj PM Tereza, Oficiais formadas na Academia de Paudalho, em Pernambuco. No dia 11 de setembro de 1990 teve início a primeira turma de soldados, composta exclusivamente por mulheres, formadas no nosso Estado.
Ao longo desses 26 anos em que as mulheres passaram a fazer, diretamente, parte da história da Polícia Militar do Rio Grande do Norte a Instituição cresceu bastante e passou por mudanças significativas, sendo nossas guerreiras protagonistas de todas as essas realizações. Hoje as militares são uma grata realidade na PMRN, ocupando seu espaço, da Soldado mais moderna a Tenente Coronel mais antiga.
Nesse dia tão importante e significativo, quero deixar aqui minha homenagem e, especialmente, parabenizar as nossas guerreiras potiguares, bem como toda a família policial militar, composta por mães, esposas, filhas, irmãs… mulheres.
Assim, parafraseando Morais, que diz beleza ser fundamental para a Receita de Mulher e, ao mesmo tempo, ousando concordar em parte com o poeta, pois esta é uma característica inata e intrínseca de todas as mulheres, porque o belo faz parte da alma feminina e da própria essência desse ser tão sublime criado por Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário