quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nota de Esclarecimento da Associação dos Policiais Bombeiros Militares do Seridó (APBMS)

Queremos através desta, trazer explicações e repúdio contra os acontecimentos iniciados desde o início da semana, desencadeado pela atitude do senhor prefeito da Cidade de Currais Novos, Geraldo Gomes, resultando até agora em declarações mentirosas, levianas e desvirtuosas por parte do major Edilson, comandante da 3º CIPM em Currais Novos, e do radialista Edimilson Souza.

Em primeiro lugar, todos os esforços destes dois cidadãos, foram de blindar o senhor prefeito da cidade de Currais Novos, Geraldo Gomes, de uma atitude destemperada, que forçou a Associação à criticá-lo. O que revolta nossa Entidade, é a forma como esses cidadões (major Edilson e Edimilson Souza) estão tentando desvirtuar e esconder o fato principal da semana, que é as ameaças do senhor prefeito contra policiais de trânsito. Até porque teve repercussão no Seridó. Nessa tentativa, tentam manchar uma história de trabalho e vida que o grupamento de trânsito da cidade de Currais Novos tem com a sociedade.

Ao major Edilson, por acusar o policial Aderlan, membro e diretor da Associação de não fazer nada para ajudar a companhia, lembro que o policial tem relevantes serviços prestados para a Policia Militar, tanto em movimentos salariais, como na melhoria das estruturas. O mesmo é um policial de conduta ilibada, profissional, aluno de Direito, e quem o julga são os policiais do Seridó. Lembro ainda que fomos várias vezes ao Comando Geral resolver a alimentação dos policiais, diárias, viaturas, no início do ano foi a Câmara dos Vereadores numa tentativa de não perder os alunos soldados para outras áreas, o policial não precisa se submeter debaixo das ordens do comandante para mostrar serviço. Não necessitaria citar sua atual participação nas negociações do Subsídio, Estatuto e Código de Ética.

Se acalenta a preocupação do comandante, a Associação por meio do Aderlan, conversou com a JM Alimentação Industrial, vencedora da licitação de alimentação para os presos do CDP, e o mesmo informou que só necessitava que o COMANDANTE, solicitasse por ofício, para que a alimentação do restaurante Boi na Brasa, fosse também fornecida aos policiais, mas parece que essa informação que foi repassada ao major Edilson, não foi dada a devida atenção pelo comando. Acredito que o comandante ou é mal informado, ou na verdade não tem interesse de resolver os problemas da Policia, pois pouco vem à Companhia de Policia, há quem diga que só vem uma vez por semana, mas a maior parte do tempo está talvez cuidando do seu negócio, o que o descredencia de criticar policiais de estudarem, ou terem outras ocupações. O mesmo em programa gravado ao radialista, Edimilson Souza, critica policiais do trânsito com uma falta de ética sem precedentes, quando cita que os mesmos só querem jogar bola, lembro que a prática esportiva é algo desenvolvido pelo própria especificidade do serviço, correr, jogar bola, ou qualquer coisa, mas o major Edilson esquece que o mesmo retira policiais de serviço para os jogos de futebol da companhia, o que é algo institucional, porém, se não vale para o trânsito, deve não valer para a companhia de policia. No Carnaxelita, o major Edilson não foi visto em nenhum dia. Será que ele tinha algo mais importante no momento? Algo que deixa em xeque seu compromisso com a segurança de Currais Novos. Enquanto isso, o major, passa a semana ocupando uma viatura da polícia, algo que deveria está a serviço da cidade de Currais Novos.

Quanto a não chamar o efetivo de trânsito para operação na Serra de Santana, lembro que se há alguém investigado, é só UM policial do trânsito, e esse policial está de licença desde o início do ano, o que não prejudicaria as operações. A argumentação de que haviam policiais do trânsito envolvido, se é que estão, não prejudicava de forma alguma a operação. Pois como foi citado, o policial nem de serviço está. Mas sendo uma argumentação generalizada, imprudente, e que no mínimo será exigido uma reparação judicial por parte dos policiais feridos.

Lembrando que esse policial citado envolvido na participação do esquema da Serra de Santana, terá direito a todos os institutos de defesa. Lembrando mais ainda que não coadunamos com policiais que se desviam de suas condutas básicas.

Agora precisamos saber qual o motivo de no comando do major Edilson, o mesmo de forma desmotivada, injustificada, já ter transferido três policiais contra as suas vontades, e nos três casos, por cumprirem com seu papel de policial, mas que desagradou uma pessoa política, de sua área, dois de Acari/Currais Novos e um de Santana do Seridó/Parelhas?

Lembrando que o caso de Parelhas há ação ajuizada na comarca daquela cidade (processo: 0000612-42.2011.8.20.0123), que como parte ré está o major Edilson, para impedir tal abuso e responsabilizar o culpado pelo ato.

Ora comandante, não é distorcendo fatos e sendo leviano que vamos construir uma policia justa, lembre-se de valorizar o policial, ele, o ser humano, é o carro chefe desta Gloriosa Policia. Temos que lembrar também, que o mesmo prefeito que você defende, é o mesmo que em um vídeo, indiretamente, acusa de não ajudar a polícia, até porque, desde o tempo do capitão Costa, hoje Major, o prefeito nunca se interessou em firmar convênio com as Policiais Civis e Militares! Nesse vídeo, ou dava a entender que o senhor queria ajuda da Prefeitura, do Estado, ou do comércio, não quero acreditar que seja do comercio, pois é ilegal, e estamos fiscalizando. Nosso conselho é que desarme o espírito de orgulho, e que trabalhe em prol da Policia, com humildade, igual ao seu antecessor.

Ao radialista, Edimilson Souza, quero lembrar que Aderlan tem um potencial enorme para sair candidato a vereador, se inspirando muito do exemplo do vereador Odon, a quem nós o elogiamos pelo exemplo de vereador que é, só que o mesmo (Aderlan) não deseja, sabemos que isso tem inquietado muitos candidatos, mas não se preocupem, os interesses políticos do mesmo até hoje é prol da Policia Militar, sua posição política, mas o companheiro, só não admite quebra de acordo. Decepção essa promovida pelo prefeito da Cidade, pois não tem respeito por categoria alguma como se percebeu no decorrer do ano.

Sabemos também, senhor Edimilson Souza, que sua fúria é motivada pelo fato de o policial ter se negado a retirar ou extraviado uma multa aplicada a um amigo seu. Mas esse tipo de atitude da sua parte é de tamanha estranheza, pois você se diz ser homem correto, e homens corretos, não procuram os caminhos da corrupção.

E sobre generalizar o trânsito, taxando uma boa parte de envolvidos no crime, não temos resposta, só a da justiça! Passe bem.

A única retratação que a Associação faz, é em relação a P2 (serviço de investigação da policia militar), pois transpareceu na nota que eles não faziam nada, e queremos reparar tal informação que ficou implícita, quando nos referimos ao termo “as drogas reinam”, deu a entender que os valorosos policiais da P2 não trabalham. O que não é verdade, prova é que esse esquema da Serra de Santana foi fruto de seu trabalho, e na verdade nos referimos a o serviço que era aprovado pela sociedade desempenhado pelo cabo Andrade. Lembrando também que quem deve investigar tráfico de drogas é a polícia civil, porém, esse serviço está precário, não por culpa dos agentes da civil, mas por culpa do Governo do Estado que ainda “brinca de polícia”.

Por fim, a população de Currais Novos e adjacências, lembrem-se, que nunca um serviço de trânsito foi tão elogiado como nos últimos eventos, inclusive, tais elogios vieram da parte de outro radialista que compõe o quadro da Rádio Ouro Branco, pelos serviços prestados principalmente na frente da casa do prefeito, que fica no mesmo setor do Bar do Tungstênio Hotel. O senhor prefeito teve sossego nesse dia, assim como para qualquer cidadão que nos solicitou. Quanto ao apoio dado por parte dos policiais ao atual prefeito, que a população lembre que foi um desejo dos policiais, porém, nada diferente do nosso regime democrático, novas eleições virão, e as escolhas sejam feitas sempre para o bem da sociedade. A todos citados nessa nota, estamos abertos para conversar, só é necessário ter bom senso das partes.

Lembrem-se que policiais como Major Costa, Capitão Egídio, Ten. Magnos, ficarão sempre na nossa memória, eles foram injustiçados, mas nunca esquecidos, pois os bons policiais devem ser valorizados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário