terça-feira, 19 de julho de 2011

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA CRIA NÚCLEO DE ESTUDO, PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DO ESTRESSE DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RN


O Diário Oficial do Estado de hoje (14) trouxe publicada a Portaria nº 0324/2011, de 05 de julho de 2011, a qual cria, no âmbito da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social, o Núcleo de Estudo, Prevenção e Gerenciamento do Estresse dos profissionais de segurança pública do Estado.

O Núcleo de Estudo, Prevenção e Gerenciamento do Estresse será vinculado ao Centro Integrado de Apoio Social ao Policial - CIASP, que funciona na avenida Amintas Barros, 4083, Lagoa Nova, na Cidade de Natal/RN.

O Núcleo será formado por servidores dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado e que possuam formação superior nas áreas de psiquiatria, psicologia, serviço social, fisioterapia, nutrição e educação física, sendo responsável pela prestação de apoio biopsicossocial aos operadores de segurança pública, criação e desenvolvimento de programas e políticas de saúde coletiva para os profissionais de segurança pública do Estado, oferta de métodos de notificação de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas instituições de segurança pública do Estado, além da realização e divulgação de pesquisas, estudos e levantamentos de dados que contribuam para a análise e avaliação da realidade dos profissionais de segurança pública do RN.

A implantação do Núcleo de Estudos, Prevenção e Gerenciamento do Estresse dos profissionais de segurança pública do Estado foi possível graças a um convênio realizado entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), subordinada ao Ministério da Justiça, e a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social do RN.


APBMS
Ofício encaminhado ao secretário
A Associação dos Praças da Polícia e Bombeiros Militares do Seridó encaminhou ao Secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, o Sr. Aldair da Rocha, um ofício solicitando o cumprimento da portaria nº 15.918 de 27 de fevereiro de 2002, que também fala no tocante a assistência social e psicológica do policial militar.
A entidade informa ao secretário, através de ofício, que a portaria desde que foi criada nunca funcionou no interior do estado. O fato do núcleo funcionar somente na capital, desmotiva o policial a procurar melhoras para sua saúde.
Por isso, para se fazer cumprir, tanto o que está na portaria 0324/2011 como na portaria 15918/2002 pedimos que seja criado um núcleo na região Seridó para facilitar a assistência dos policiais de nossa região.


Postado pela APBMS com informações de Sd Glaucia

Nenhum comentário:

Postar um comentário