terça-feira, 24 de maio de 2011

Caicó receberá programa Ronda Cidadã no segundo semestre de 2011

O Programa Ronda Cidadã, que será implantado no Rio Grande do Norte neste mês de maio, viveu seu primeiro momento prático na última quarta-feira (13), com integrantes da 1ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar, na zona Norte da capital. 

Na primeira fase, serão escolhidos os policiais, depois haverá a capacitação e, por fim, a implantação da Ronda Cidadã. O primeiro bairro de Natal a ser beneficiado será o de Nossa Senhora da Apresentação, na zona Norte, onde serão instaladas Bases em Jardim Progresso, Planície das Mangueiras e Parque dos Coqueiros.
O Ronda Cidadã é um projeto de curto, médio e longo prazo. Em Mossoró e Caicó, começará a ser executado no segundo semestre deste ano. O tenente-coronel Jânio Marinho da Silva (coordenador do projeto), explica que as Bases Móveis serão outros destaques da Ronda Cidadã, onde dez policiais percorrem a comunidade à pé, ao estilo "Cosme e Damião", conversando com populares, coletando dados, conhecendo a realidade daquela região.

A principal meta da Ronda Cidadã é agir preventivamente, dentro da filosofia da Polícia Comunitária, que trabalha integrada com moradores, instituições religiosas, comerciantes, escolas, clubes de mães, associação de idosos, conselhos comunitários.

Cerca de dois mil policiais militares do Rio Grande do Norte têm o curso de polícia comunitária. Os que forem selecionados para a Ronda Cidadã passarão por capacitação/requalificação, durante 44 horas, no Centro de Formação e Aperfeiçoamento da Polícia Militar (CFAPM), no conjunto Potengi, zona Norte de Natal. 
Fonte: Eduardo Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário