quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lama e esgoto no Bairro Barra Nova revolta moradores em Caicó


Rua José Alves da Silva em Barra Nova / Caicó/RN: O esgoto a céu aberto lhe rendeu um indesejável apelido


"Rua da Bosta"

O nosso blog recebeu hoje à tarde um email de moradores do Bairro Barra Nova em Caicó/RN. Antes de entrar nesse mal cheiroso assunto, passo a transcrever na íntegra o email.

 "Amigos do Blog do Eduardo Dantas. Venho através deste e-mail denunciar o descaso da prefeitura quanto a Rua José Alves da Silva, no bairro barra nova. A rua nas fotos que estou enviando para vocês, não se trata de chuva, mas de água de esgoto, ou seja, água suja, contaminada por vezes e urina. O problema é de muito tempo, pois os canos são antigos, feitos de barro e são finos, fazendo com que sejam obstruidos com facilidade. Como a prefeitura não toma providências, é necessário os moradores tirar do próprio bolso para custear alguem para desentupir os canos. Pedimos que voce destaque essa questão, o problema só será sanado quando os canos forem substituídos, caso contrário vamos viver assim".

Por tudo que lemos acima, faz-se necessário um esclarecimento. A competência para prestação de serviço de esgotamento sanitário, segundo a Constituição, é dos três entes federativos União, Estados e Municípios. Combater a poluição também é uma competência das três esferas administrativas mas, no caso deste email, a questão passa a ser de saúde pública, ou alguém tem dúvidas que esgoto a céu aberto pode trazer diversas enfermidades tais como hepatite A, dengue, leptospirose, diarréias ou até levar a morte? Sendo uma questão de saúde pública compete ao município, ou seja, a prefeitura, oferecer de imediato uma solução para população.

 Isso não é água da chuva é esgoto a céu aberto na Rua José Alves da Silva no Bairro Barra Nova 
Senhor prefeito e senhores vereadores. Fatos assim, colocam em risco a saúde de nossos idosos e crianças. Tem que se agir de imediato. A prefeitura, ao permanecer na inércia, está descumprindo a Constituição Federal. Sanar o problema da Rua José Alves da Silva em Barra Nova, ou de qualquer outro bairro da cidade, não é favor, é obrigação. É um compromisso com a cidadania e com aqueles aos quais os senhores representam. Vamos prestar um bom serviço público e não um deserviço . A saúde da população não pode ser tratada com esse descaso. Parem um pouco de se preocupar com acordos políticos ou nomeações, apadrinhamentos e troca de favores. A inércia do poder público em Caicó tem trazido reflexos danosos para a nossa qualidade de vida e o pior. Pode ser causa direta de morte de caicoenses inocentes.

 Lama fétida misturada a urina: risco a saúde 
OS RECURSOS ESTÃO PREVISTOS, MAS................. 
Dia 29 de março o Governo do Estado conseguiu, junto a Assembléia Legislativa do RN, autorização para fazer um empréstimo de R$56.854.244,53 e esse recurso será todo para saneamento básico. Caicó será contemplada, segundo um deputado estadual da região, com 25 milhões.
Estamos de olho

Em dezembro de 2010 o Ministério das Cidades aprovou as propostas apresentadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) para saneamento de Caicó. Cadê o dinheiro? Não adianta o prefeito ou a governadora choramigar e se sentir injustiçado(a). Quando eles foram eleitos, chefe do executivo , automaticamente assumiram um compromisso de lutar por uma Caicó melhor, mais justa, mais limpa, mais desenvolvida, porém, o que se ver e se inala atualmente é lixo e lama.

Do Blog: Matéria Enviado ao Blog do Eduardo Dantas e tambem ao V&C

Nenhum comentário:

Postar um comentário