sábado, 23 de março de 2013

Justiça interdita presídio em Caicó, mas Governo diz que não tem data para iniciar reforma e estuda transferir presos

O governo do RN afirmou, através da Sejuc, que está sendo feito estudo para transferência de presos do Pereirão em Caicó para outras unidades e ainda que não há previsão para se iniciar uma reforma no complexo prisional. A Penitenciária Estadual do Seridó foi interditada dia 15, mas, até agora, nada foi feito pelo Governo. O Juiz Luíz Cândido Villaça, que decretou a interdição do presídio, disse que não cumprir decisão do Judiciário é golpe de estado e que só quem pode reverter sua decisão é a própria justiça, através das instancias superiores.

PROBLEMAS

No presídio há um surto de tuberculose que em épocas passadas foi denuciada pelo presidente da Apbms e ainda hoje ainda contamina detentos ., PMS, e agentes penitenciários, sem que alguem faça alguma coisa. O esgotamento sanitário a céu aberto é outro problema que provoca doenças nos que convivem no Pereirão. Com capacidade para 120 detentos, a penitenciária abriga 170 que são colocados todos misturados, com presos de alta periculosidade convivendo com outros com pena mais leve.Juntos esses homens enfrentam problemas com fornecimento de água e comida.

O juiz André Melo Pereira, da Vara Cível, que endossou a decisão de Villaça com uma nova interdição, disse em dezembro de 2011 foi dado um prazo de 150 dias para que fosse feita uma reforma emergencial que pudesse garantir o mínimo de condições para o funcionamento do prédio, mas, o Governo não fez nada.

Esta é a Penitenciária Estadual do Seridó, uma bomba relógio que caiu no colo da sociedade. O Governo, a quem cabe desarmar este cenário explosivo, não o faz e os estilhaços, inevitavelmente atingirão os cidadãos honestos e pagadores de impostos de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário